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BOM RELACIONAMENTO COM O CLIENTE GARANTE MAIS VENDAS

Atualizado: 18 de jun. de 2020

Estamos passando por tempos difíceis e eu quero compartilhar alguns pensamentos com vocês pra verificar se isso faz sentido e que de alguma forma possa lhe ajudar a passar por essa turbulência toda, então trouxe 3 questões que possam te fortalecer.



A primeira delas é reduzir a ansiedade, o medo e a expectativa negativa que, por si só, tudo que está acontecendo já provoca, ou seja: morte de pessoas, economia afetada, não podendo exercer o seu trabalho com a rotina que você tinha antes. Isso tudo é fato, mas quando nós damos foco a tudo isso a nossa mente fica ocupada por conta desses pensamentos, e não tem nenhum mal nisso, mas aí que vem o nosso segundo ponto de vista.

Isso é realidade e nós não temos como simplesmente dar um estalo de dedos e transformar isso, o exercício é que vem da lucidez de cada pessoa. Estimular-se assumindo a responsabilidade de pensar “como que eu vou me adaptar a forma de trabalho?” Ou “como vou me adaptar a esse período que preciso ficar isolado socialmente, que eu preciso me reinventar e de alguma forma, além dessas minhas preocupações, eu me ocupe com outras questões, como por exemplo, me estimular e me reinventar, fazer alguma coisa de diferente?”


Agora vem o terceiro ponto que eu quero que você exercite: imagine você projetando daqui a 60 dias, e aí tenha esse pensamento que passado março e abril, estaremos em maio e você pode pensar “por que eu não fiz isso antes?” Isso mesmo, você poderia ter feito algo 60 dias antes, e quando a gente projeta o futuro e começa a exercitar isso pode ampliar a possibilidade de encontrar novas soluções para esse momento. 


Uma das soluções para isso é, por exemplo, se juntar com a sua equipe em alguma sala de bate papo virtual e estimule vocês a listar possibilidades. Mesmo na quarentena, comece a exercitar coisas como ligações para parceiros, alguns contratos refirmados de algumas pessoas, não suspender totalmente a agenda, mas negociar o adiamento. Outra alternativa é também imaginar possibilidades de melhora nos seus produtos, e também perguntar aos clientes o que poderia ser oferecido para ajudar você a passar por tudo isso.


Eu não sei exatamente se essas são soluções que vão eliminar o problema que nós estamos enfrentando, mas o meu objetivo é que você pense nessas três questões: que realmente são tempos difíceis, procure não se ocupar só com as preocupações dos tempos difíceis mas também estimula-lo a pensar diferente, e por último e não menos importante, coloque no papel, exercite, tenha disciplina de fazer as coisas que são


necessárias agora, porque daqui a 60 dias você pode pensar “puxa vida, ainda bem que eu me empenhei, fiz o que tinha que fazer” e isso pode lhe trazer bons resultados e quem sabe você pode sair mais forte desse período.


Giuliano Alcantara





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