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Os 3 pilares que sustentam a liderança

De tudo aquilo que aprendi sobre o que é liderança, o que mais me chama atenção, é a naturalidade com que os grandes líderes atuam. Essa naturalidade faz com que as pessoas aumentem a confiança neles, acreditem no que dizem e por isso os seguem.

Lembro-me, quando ainda trabalhava na parte financeira de uma empresa vinculada ao comércio exterior onde eu tinha alguns problemas a resolver, eu os levava para o meu chefe com a expectativa que ele me dissesse o que fazer. Por muitas vezes, ele me ajudou a encontrar as soluções sem me dar as respostas prontas. Com isso fui evoluindo e aprendendo. Num determinado dia, quando eu levei um dos problemas para ele, ele me disse algo, uma frase que ficou marcada na minha carreira e que levo como um ensinamento até hoje: “se você não consegue resolver esse problema, eu não preciso de você aqui”. Fiquei com aquilo na cabeça por um bom tempo até que a ficha caiu e aprendi que, quando fosse levar os problemas para ele novamente, eu devia focar nas soluções, dar ao menos alternativas para que juntos encontrássemos a melhor decisão. Aquele ensinamento fez com que trabalhássemos por mais de uma década. Ele me contava suas experiências, demonstrava interesse em resolver os problemas e me ensinava constantemente.

Compreendo hoje, que líderes devem conseguir passar sua mensagem aos seus liderados. Uma forma de se fazer isso, é agir com a maior naturalidade possível, seja de uma forma enfática, seja através de perguntas, seja através de sugestões, ou qualquer outra forma. O que precisa ser feito é ser dito o necessário, a mensagem precisa ser entregue.

Digo isso porque acredito que a fonte que alimenta a liderança é a naturalidade, quando se age naturalmente as pessoas tendem a perceber quais são seus reais valores e isso gera confiança e acaba com os estereótipos de que o líder precisa ser assim ou assado.

Assim me arrisco elencar 3 pilares que sustentam o exercício da liderança para você praticar com colaboradores, parceiros e clientes.


1. Conte histórias

Conte histórias não simplesmente para relatar fatos, e sim demonstrar qual é seu ponto de vista a respeito de algumas experiências. Saber contar histórias é descrever algumas situações ao ponto que seus ouvintes consigam perceber quais são os seus valores e consequentemente a mensagem que se quer passar.


2. Demonstre interesse

Seja você a pessoa mais interessada em fazer com que as coisas aconteçam, consiga com que os outros sintam que você é a pessoa certa para estar no projeto. Chegue mais cedo, saia mais tarde, foque nas soluções, seja um bom ouvinte, diga o que precisa ser dito, tenha o comportamento que os demais se inspirem.


3. Aprenda a ensinar

Existem 3 estágios de um excelente profissional. Primeiro é realizar com capricho e qualidade superior o que lhe cabe. Segundo é conseguir explicar aquilo que se faz aos outros. Terceiro, para mim o mais significativo, é quando o profissional além de realizar um bom trabalho e explicar aquilo que faz, é conseguir ensinar as outras pessoas como fazer o bom trabalho.


Em minha trajetória profissional, sempre busquei referências para que eu me espelhasse e conseguisse copiar algumas características, e isso faz parte do meu crescimento. Ter pessoas como referência, faz com você tenha exemplos a seguir. Devemos continuar mantendo essas conexões com outras pessoas, seguindo-as.

Líderes também são liderados.


Acima de tudo creio que quando agimos dessa maneira, podemos inclusive, demonstrar a todos que nos cercam, que a liderança é uma via de mão dupla.

Às vezes se lidera, e às vezes é liderado. Como seria se você escolhesse um profissional de referência, para estudar e praticar as experiências? E como seria, se após essa experiência você contasse aos demais como foi, demonstrando seus pontos de vista, buscando ensinar através do compartilhamento de ideias?

Só aplicando para saber, não é mesmo?


Forte abraço e prospere,


Giuliano Alcantara


Imagem de Theodor Moise por Pixabay.

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