Há muito tempo, venho acompanhando empresas com o propósito de ajudá-las a melhorar o desempenho de seus negócios. Em muitos casos quando eu pergunto como estão indo os seus negócios, as respostas que obtenho são mais genéricas como, por exemplo: as coisas não vão bem, poderia melhorar, o time que não está engajado, etc. Com essas respostas consigo identificar que estas empresas acabam não tendo alguns indicadores, que podem ajudar a evidenciar um desempenho.
O trabalho necessário para conseguir avaliar desempenhos, é definir indicadores e como o nome já diz, indicadores indicam alguns números percentuais, valores, ou quaisquer itens que podem ser mensuráveis.
Como sempre escutamos, não se pode gerenciar aquilo que não é controlado.
Neste artigo eu quero lhe sugerir, escolher os indicadores mais relevantes e importantes para você gerenciar melhor o seu negócio.
Vou separar esses indicadores por departamentos:
DEPARTAMENTO COMERCIAL
1. Número de clientes
2. Valor de vendas
3. Ticket médio
4. Número de visitas
5. Ações de marketing
6. Propostas
7. Pedidos
8. Fechamentos
DEPARTAMENTO DE OPERAÇÃO
1. Volume produzido
2. Capacidade de produção
3. Desperdício
4. Estoque
5. Número de horas trabalhadas
6. Produtos expedidos
7. Manutenção
8. Almoxarifado
DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
1. Número de funcionários
2. Horas trabalhadas
3. Capacitação e treinamento
4. Contratação e demissão
5. Recrutamento e seleção
6. Acidentes de trabalho
7. Exames periódicos
8. Administração de benefícios
DEPARTAMENTO FINANCEIRO
1. Receita
2. Custo
3. Despesa
4. Tributos
5. Encargos
6. Lucratividade
7. Ticket médio
8. Orçamento x realizado
Perceba que para cada departamento, podemos elencar uma série de indicadores, considerando a relevância que existe em cada caso.
Reúna a equipe, para que em conjunto possa ser determinado as responsabilidades de cada integrante em acompanhar e apresentar cada indicador. Estabeleça também um cronograma de análise, onde no dia certo a equipe vai se reunir para verificar quais foram os resultados de cada indicador, podendo assim analisar e decidir quais são as melhores ações para o negócio.
Seja você um agente transformador em sua empresa, determinando indicadores, analisando e conduzindo bem para o melhor resultado.
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Giuliano Alcantara
PROSPERE
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