RELAÇÕES PESSOAIS E TECNOLOGIA

Comecei a estudar a respeito de relações pessoais em 2004, quando me inscrevi no treinamento de Relações Humanas da Dale Carnegie. Fiquei muito feliz em identificar que ao longo da minha vida eu já estava praticando muitas das leis dos relacionamentos interpessoais apresentadas no curso. Por mais de 15 anos, venho aprofundando meus estudos nesta arte de “lidar com pessoas” e posso afirmar que na era digital, mais do que nunca, esta é uma habilidade essencial para o profissional do futuro. Trago então neste artigo uma provocação do quanto você sabe lidar com pessoas, articular suas relações e manter o seu network ativo utilizando a tecnologia.  Aqueles que detêm a habilidade com a tecnologia atrelado as habilidades dos relacionamentos conseguirão avançar ainda mais nos seus projetos.

Entre as mídias sociais, destaco o LinkedIn, Instagram e o Facebook que nos proporcionam uma série de vantagens para conseguir interagir com as pessoas de forma mais ampla. Os canais de mensagens WhatsApp, Telegram, Messenger e os dispositivos que as próprias redes sociais oferecem permitem uma relação mais direta e personalizada. Em tempo de pandemia e isolamento social uma terceira opção para os relacionamentos que tem crescido são as videoconferências oferecidas por plataformas como Skype, Zoom, Hangout, Microsoft Teams que favorecem às pessoas que tem uma boa condição de conduzir conversas por meio de imagens além da voz.

Trago esse assunto nesse momento pois tenho encontrado pessoas com dificuldades de se adaptar a esse novo momento, não conseguindo se relacionar com eficácia através das soluções tecnológicas. Portanto sugiro que reflita quais são as suas principais características quando o assunto é relacionamento pessoal e tecnologia.  Preparei algumas perguntas para ajudar você a pensar, tomar suas decisões e manter o seu trabalho ativo e seu progresso real:

 – Você está usando as mídias sociais para mostrar o seu valor profissional?

 – Você consegue engajar as pessoas com a troca de mensagens?

 – Você se relaciona com seus contatos por videoconferências? Como tem se saído?

E aqui seguem sugestões que podem te ajudar a fortalecer suas relações pessoais:

– Evite julgar/condenar posicionamentos. Lembre-se de que críticas afastam as pessoas;

– Escreva comentários nos posts das outras pessoas validando-as;

– Ofereça seu tempo para um diálogo aberto demonstrando interesse pelo assunto da outra pessoa.

Concluo afirmando que aliar as suas habilidades em lidar com pessoas com as ferramentas tecnológicas irá impulsionar os seus projetos nos próximos anos. Amplie a sua capacidade nestas habilidades e constatará seu progresso pessoal e profissional.

Forte abraço! PROSPERE!

Giuliano Alcantara

Imagem de StockSnap por Pixabay