top of page

Seja eficiente ao delegar


Durante as visitas empresariais que faço, muitos me perguntam como fazer com que os colaboradores tenham melhor desempenho em suas atividades.

Neste artigo, pretendo esclarecer como uma estrutura na gestão pode ajudar a potencializar as qualidades de cada colaborador.


Um exemplo, é quando uma delegação é feita simplesmente falando a respeito de uma atividade que deve ser feita, muitas vezes o gestor acredita que simplesmente falar já é o suficiente, algumas pessoas podem ter uma capacidade de absorção fantástica, e essa orientação falada já é suficiente.

Isso ocorre geralmente quando a complexidade de uma atividade não é tão grande, e o colaborador já tenha desenvolvido a competência para executá-la.


Outra forma que pode ser ainda mais eficaz, é delegar as funções e fazer um registro, para que exista uma evidência do que foi passado ao colaborador, e posteriormente, seja feita uma avaliação de desempenho.


Então vamos ao passo a passo, para que sua delegação seja mais eficaz.



Primeiro passo:

Elenque qual é o cargo: auxiliar, assistente, analista, gerente…


Segundo passo:

Faça uma sequência de atividades pertinentes a esse cargo.

Considere priorizar ou listar quais seriam atividades chaves, principais e secundárias desse cargo, fazendo isso, você conseguirá com que o colaborador tenha mais clareza das atividades que foram delegadas, e entenda quais são as demandas mais importantes.


Terceiro passo:

Perceba através de uma conversa, quais atividades o colaborador já tem a competência necessária para executar.

Ele pode simplesmente assumir a responsabilidade afirmando que é capaz, ou você pode também junto com ele executar algumas atividades, ou mesmo supervisionar para que sua percepção seja mais precisa.




Quarto passo:

Forneça treinamentos, e esteja sempre à disposição, para apoiá-lo no seu crescimento dentro desse cargo.

Através dos registros que você fez, estabeleça alguns períodos para avaliação, verificando se as atividades estão sendo cumpridas satisfatoriamente, e possa recordar exatamente quais foram as atividades delegadas, isso o ajudará a ter um melhor desempenho de suas funções.


Isso sim é uma delegação eficaz.


PROSPERE


bottom of page