top of page

ESTA RESPONSABILIDADE É SUA

Acompanhe comigo: Você é chefe, é líder de alguns projetos e chegou a hora de você fazer uma avaliação de desempenho. Esta é uma atividade requerida para sua função atual. Ok?

Geralmente esta atividade ela é feita no final de alguns períodos. Pode ser no final de uma semana, de uma quinzena, de um mês, trimestre, semestre e do ano também.


Como estamos chegando no mês de dezembro, é o momento de você fazer uma prestação de contas da sua liderança dos seus projetos, então responda essas perguntas:



Qual foi o planejamento que você tinha lá no começo do ano? Onde está?


Quais foram os ajustes necessários, no meio do caminho, para continuar avançando no seu planejamento?


Como você lidou com toda a transformação de cenário em 2020?



Com quem você pode contar nos momentos de desafio durante o ano?


Você alcançou o resultado que você desejava? Por que?


De 0 a 10 que nota você se daria como líder dos projetos neste ano?




Quando você faz uma avaliação da sua performance em seus projetos você se fortalece conseguindo melhores elementos para o planejamento do próximo exercício, de um próximo período. Com estas anotações você será capaz de evidenciar para você mesmo e para as outras pessoas quais foram os dados, as informações que comprovam suas opiniões. Desta maneira a construção de um planejamento para 2021 estará mais consistente ainda aqui.


E aqui estão algumas áreas que sugiro você pode considerar como ‘’chave’ para o seu planejamento de 2021:


Área comercial

Defina o tamanho da fatia de mercado que você pretende atender, características de seus clientes, as regiões, volume de negócios e todas as considerações que você possa fazer nesta área.


Área de operações

Reúna aqui todos os ingredientes necessários para que você defina quais os processos, procedimentos, medições de qualidade dos seus serviços e produtos, a forma com que você vai produzir e entregar o que vender aos seus clientes.


Área de recursos humanos

Estabeleça quais serão as funções necessárias para compor o quadro de pessoal. Inclua nessas funções as características, habilidades e competências requeridas para assegurar de que as operações e as vendas serão feitas na performance planejada.



Área financeira

Por último, considere, incluindo as áreas anteriores, todos os valores captados e dispensados (receita x despesas) para a operação como um todo. É nesta área que você deverá montar um orçamento para que você possa ao longo do ano de 2021 acompanhar os seus resultados.




Faça uma projeção de tal forma que você se convença de que é um cenário possível definindo se ele é pessimista, moderado ou otimista baseado nas informações que você detém.



Acredito que se você fizer, tanto uma avaliação do ano de 2020, quanto um planejamento para 2021 já estará à frente de muitos do seu segmento, da concorrência.


Se precisar de ajudar me chama!


Excelente trabalho e um forte abraço,


Giuliano Alcantara

bottom of page