COMO AS RELAÇÕES PESSOAIS INTERFEREM NO TRABALHO



Você, como profissional de carreira que possui seu lado profissional muito dinâmico, relaciona-se com muitas pessoas durante o dia-a-dia em seu trabalho. Com isso, é muito importante pensar em como as Relações Pessoais interferem em seu cotidiano.

Separei algumas percepções, que podem ser tomados como dicas, para melhorar o seu relacionamento no espaço de trabalho.

Vamos a elas.


1ª dica – Esteja aberto. O que é estar aberto? Cada pessoa pensa diferente tem sua opinião e seu ponto de vista. Então, quando você está aberto aos relacionamentos, a ouvir as pessoas e, acima de tudo, permitir com que as pessoas expressem seus pensamentos, você não só está mantendo uma boa frequência, um bom alinhamento, nos relacionamentos com essas pessoas, mas também cria uma oportunidade de aprendizado.

As pessoas podem ser superiores a você, em alguma coisa, o que pode agregar algum valor a você. Com isso, esteja aberto para criar uma boa frequência e, também, aprender.


2ª dica – Respeitar as diferenças. Seguindo essa ideia de que as pessoas têm opiniões diferentes, respeitar as diferenças não quer dizer que você tem que concordar com as outras pessoas, mas sim respeitá-las.

Então, quando as opiniões distintas aparecem, simplesmente ouça e busque sinalizar que respeita. Algumas palavras podem demonstrar isso. Como por exemplo:

“Entendo o que você diz.”; “Percebo teu ponto de vista.”; “Que bom saber que você pensa assim.”; “Que bom saber que você pensa assim.”.

Então, quando você utiliza de algumas frases, demonstrando respeito às diferenças, também está tratando as suas relações pessoais.


3ª dica – Evitar discussões. Uma regra de Dale Carnegie, um dos pais da psicologia positiva e das relações pessoais, que está em seu Best Seller Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas diz “A única forma de você ganhar uma discussão é evitando-a”. Portanto, não discuta, não faça com que a discussão progrida porque, quando você discute, você está causando um conflito. Note que o debate é diferente de uma discussão, visto que debater é expressar suas argumentações, que vão pesar a seu favor, mas discussão é tendência para um conflito.

Afinal, por que estamos falando dessas dicas?

Porque quanto mais você consegue desenvolver as habilidades de relações pessoais, mais as interferências negativas, das relações, tendem a diminuir e as positivas tendem a aumentar Com isso, você consegue aumentar sua capacidade de engajamento, de venda de ideias, de colaboração e cooperação com as pessoas em seus projetos.

Então vai lá! Desenvolva suas habilidades pessoais, melhorando suas relações, ou seu mapa de relacionamento, para que as interferências do seu cotidiano e trabalho sejam mais positivas a cada dia.


Giuliano Alcantara


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